quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dica de Livro - Um Minuto Para Mim


Título:                UM MINUTO PARA MIM
Autor:                 Spencer Johnson
Tradutor:           Ruy Jungmann
Editora:              Record
Gênero:              Autoajuda

      Este é um livro célebre para se adquirir mais de um exemplar e dar de presente. Comprei o meu no sebo e, depois que o li, dei-o a uma amiga que estava precisando. Logo adquiri outro para reler e guardar na coleção pessoal. Por aí, já dá para se ter uma ideia de que é uma leitura a ser divulgada. É um livro breve, sucinto, mas que diz tudo. A partir de “um minuto” que reservamos para nós, podemos ir organizando toda a nossa vida da melhor forma possível. O princípio do livro é o de que devemos cuidar bem de nós mesmos primeiro para, assim, estarmos em totais condições para cuidar dos outros.
      Não é uma questão de egoísmo, mas de simples lógica e praticidade. Se você estiver bem, terá como fazer com que todos à sua volta se sintam bem. Imagine, se por outro lado, estivesse ressentido, frustrado, mal-humorado, infeliz, amargurado, como trataria os outros? Acabaria, por certo, transmitindo todo o seu desgosto e negativismo para os que estão à sua volta. Assim, deve cuidar de si mesmo em todos os aspectos: físico, mental e espiritual. Você será uma companhia agradável e útil para si mesmo e para os demais.
      Segundo o autor Spencer Johnson, nesta vida atribulada de hoje em dia, você deve reservar um minuto para si, quantas vezes quiser ao longo do dia, e, durante esse simples, mas importante minuto, agir em seu favor e, consequentemente, para o bem geral. Você se perguntará, em qualquer situação, se, naquele momento, existe uma maneira melhor de cuidar de mesmo. Por exemplo, se está com um problema físico que o incomoda, bastará um minuto para agir e marcar a consulta que acabará resolvendo o seu problema. Caso tenha se desentendido com alguém, bastará um minuto para pegar o telefone, ligar para a pessoa e dar o primeiro passo para uma reconciliação. Reserve um minuto para ponderar toda e qualquer atitude que acabará tomando e, mais adiante, um minuto para ter a iniciativa, e você será uma pessoa cada vez melhor.

     Gostei muito da leitura porque é um princípio simples, mas fundamental, do qual acabamos nos esquecendo no dia a dia. Pode ser colocado em prática de imediato e partilhado com todos, formando uma corrente positiva e construtiva.
Tire um minuto para você sentando-se debaixo de uma
 tranquila árvore e comece uma lista de todas as coisas
 que pode fazer para organizar melhor a sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário