sexta-feira, 21 de março de 2014

Paixão Pelos Livros


      Sou uma leitora como a maioria, embora seja eclética e um rato de biblioteca assumido. Sempre carrego um livro comigo para todo o lado e tenho um ou mais na mesa de cabeceira. Não sou crítica literária, mas, entre os outros tipos de postagens no blog, vou comentar aqui ocasionalmente sobre alguns livros que leio para descontrair e que aprecio, ou que já li desde a infância e adolescência e que me deixaram boas lembranças.
    Como adoro ler, não tenho um tipo de livro favorito, mas livros favoritos entre todos os que tenho lido. Leio praticamente tudo que cai nas minhas mãos e desperta o meu interesse. Boa leitura para mim é aquela que cativa, entretém, faz refletir. Gosto muito dos clássicos brasileiros, como, entre vários outros títulos e autores que li, “O Gaúcho” de José de Alencar e “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Também aprecio as obras de Monteiro Lobato e Jorge Amado. Li quase todos os livros de Paulo Coelho e entre os meus favoritos estão “O Alquimista”, “A Bruxa de Portobello”, “O Diário de um Mago”.
    Adoro clássicos da literatura mundial como “O Morro dos Eventos Uivantes”, de Emily Brontë e “Razão e Sensibilidade”, de Jane Austen,  “1984”, de George Orwell, “Retrato de uma Senhora”, de Henry James, “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, “Don Quixote”, de Miguel de Cervantes, “As Pupilas do Senhor Reitor”, de Júlio Dinis. E obviamente não poderia deixar de citar Shakespeare e Camões entre outros gênios.
    Também gosto de ler obras infantojuvenis como as de Júlio Verne, C.S. Lewis, Mark Twain, Charles Dickens e tantos outros. Adorei a saga inteira de “Harry Potter”, de JK Rowling e a de “As Brumas de Avalon”, de Marion Z. Bradley. Outros livros que sempre adorei são os de Aghata Christie, sendo um mais surpreendente do que o outro. Gostei de livros contemporâneos como “A Cabana”, de William P. Young e “A Cidade do Sol “, de Khaled Hosseini, entre muitos.
    Adoro também livros de autoajuda, como “Yoga Para Nervosos”, do Prof. Hermógenes e  “O Poder do Pensamento Positivo”, de Norman Vincent Peale, entre diversos outros. Independentemente de religião, também gosto de ler livros psicografados e das obras de Allan Kardek.
     Enfim, essa é uma pequena mostra do que gosto, ou poderia ficar aqui citando autores e livros por um longo tempo. Postarei aqui, de vez em quando, minhas impressões de leitora comum mas ávida sobre alguns dos livros que tenho lido, conhecidos ou não. Por que a leitura foi agradável, como me entreteve, em que me beneficiou, o que aprendi.
    Quando gosto de um livro, acho legal partilhar a minha opinião e fico contente em poder passar adiante a dica de uma boa leitura, a quem se interessar.

0 comentários:

Postar um comentário